Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2005

PHI e a Divina Proporção

O Aquiles, surpreendente como sempre diz-nos o seguinte;


phi.jpg


Agora que estão na moda os cultos "Da Vincianos"...apresento, a quem não conhece, o número PHI (lê-se fi).
Todos nós já ouvimos falar em número PI. É o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro. Não confundir com o número Phi.

O número Phi (letra grega que se pronuncia “fi”) apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante.

Em 1200... Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática, a Série de Fibonacci.

A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores

1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...

1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
E assim por diante.

Aí entra a 1ª "coincidência". A proporção de crescimento média da série é... 1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo mas a média é 1,618.

Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.

-A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;

-A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;

-A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais das sementes de um girassol é de 1,618;

-A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos em altura é de 1,618;

-E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas distribuem-se em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618.

Por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO.

Bom, por volta de 1500 com o Renascentismo, a cultura clássica entrou na moda... Michelangelo e principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural nas suas obras. Mas da Vinci foi ainda mais longe. Ele como cientista, utilizava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto à DIVINA PROPORÇÃO como o corpo humano... obra prima de Deus.

Por exemplo:

-Meça a sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.

-Meça o seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.

-Meça os seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;

-Meça a sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;

-A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até ao alto da cabeça. O resultado 1,618;

-Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618;

(considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objectos acurados de medição).

Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.

Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, arvores, artes e o homem. Coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum.

Então até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções. Meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal, uma foto revelada.

Encontramos ainda o número Phi nas famosas sinfonias como a 9ª de Bethoven e em outras diversas obras.

Então, isso tudo seria uma coincidência?...ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais esclarecido para nós?

Um abraço.

Aquiles

Fiquem bem,
publicado por Zeus às 13:57
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Anónimo a 1 de Fevereiro de 2005 às 11:37
Mto interessante.
yulunga , esse livro do Umberto Eco, ando há imenso tempo para o ler.Albatroz2
(http://100stress.blogs.sapo.pt/)
(mailto:albatroz5@hotmail.com)


De Anónimo a 28 de Janeiro de 2005 às 10:21
Partido Socialista , completamente fracturado.

Esta semana surgiram novos elementos na campanha socialista que eram aguardados la mais para a frente.
Refiro-me propriamente a alegadas agressoes a um membro do partido na concelhia de Gondomar.
Um militante diz-se ter sido agredido , mas haver controlado os agressores por este ser titular de cinturao negro de Karaté.
O mesmo justifica as agressoes por invejas ao lugar que ocupa na concelhia.
Normaçmente nas concelhias , os lugares so sao invejaveis por membros da propria concelhia e para efeitos de eleiçoes legislativas , isso nem aquece , nem arrefece.
Com isto , o referido militante prejudicou imenso o seu partido, pois esvaziou a possibilidade de conflito lá mais para os ultimos dias de campanha em Canas de senhorim, há semelhança do caso Sousa Franco em Matosinhos e de Mario Soares na Marinha Grande .
Nao sabe este militante que o PS quando as sondagens sao desfavoraveis , faz sempre encenaçoes destas , mas procura impacto na comunicaçao social.
Este tipo de cada um por si , vem sendo cada vez mais notorio dentro do PS, pois os militantes surgem com discursos desarticulados uns dos outros , dando bem a entender a falta de liderança.
De facto o lider, Jose Socrates abandonou o pais nesta hora em que os portugueses aguardavam dele explicaçoes, mas tal pratica é comum nos lideres desse partido , pois Antonio Guterres cada vez que surgiram dificuldades no pais , ele conseguiu sempre agendamento para o extrangeiro.
Outra prova da falta de liderança , foi a discuçao em torno de Paulo Pedroso ser ou nao inserido nas listas de deputados , em que o lider foi confrontado em aceitar ele militante como candidato a deputado ou via em causa a sua liderança.
Manuel Alegre , deputado por Coimbra , que sempre lutou ferozmente contra a co-incineraçao em souselas , neste momento terá que engolir esse sapo , caso contrario desmente o lider do seu partido.
Mas Coimbra nao fica so por essa , pois a cabeça de lista é a viuva de Sousa Franco, pessoa que será dificil apontar o dedo, pela inexperiencia que tem na vida politica e na causa publica.
Foi alias a melhor pessoa que o PS arranjou para por os restantes partidos a falar sozinhos, pois falar de politica a tal senhora é de facto caricato.
Na Guarda , Pina Moura , cabeça de lista promete conjugar a vida politica , mas desde que esta nao ponha em causa o belo emprego que tem na Iberdrola , cargo obtido quando foi ministro das finanças e ha custa da má privatizaçao da EDP na altura.
No Porto o ex presidente da camara Nuno Cardoso , que fez negocios bem ou mal feitos com o futebol club do Porto, mas garante na televisao que a P.J so esta a investigar porque o pais esta em eleiçoes, caso contrario os culpados sairiam impunes.
Propostas concretas para o pais , este partido nao apresenta, quanto as aspiraçoes anunciadas pelos militantes , nenhuma merece credibilidade , por serem avulso , desarticuladas e em muitos dos casos contraditorias.
Este estado de fracturaçao interna dentro do PS , é notoria desde Julho, epoca em que começaram a ameaçar formar governo em Portugal, sendo que os investidores e empresarios extrangeiros detestam este partido .
sabem que sempre que formaram governo , o pais entrou em recessao economica e retiraram os investimentos do pais, tornando insustentavel a situaçao economica ate há resoluçao deste conflito.
Nao é por acaso que as mais conceituadas casas de ranking economico mundiais , recomendam prudencia nos investimentos em Portugal ate ser conhecido o resultado das proximas eleiçoes.

Tinoni
</a>
(mailto:amadoran@sapo.pt)


De Anónimo a 28 de Janeiro de 2005 às 10:13
Então, tenho proporções divinas e não sabia! hihihiA Montellano
(http://chezmontellano.blogspot.com)
(mailto:)


De Anónimo a 27 de Janeiro de 2005 às 13:29
Acho que li algo parecido no "Pêndulo de Foucault", se não estou em erro.yulunga
(http://yulunga.blogs.sapo.pt)
(mailto:yulunga1@sapo.pt)


De Anónimo a 26 de Janeiro de 2005 às 17:15
Pequenas coincidências...Carlos Tavares
(http://o-microbio.blogspot.com)
(mailto:carlos.roquegest@mail.telepac.pt)


De Hyggort a 5 de Dezembro de 2010 às 19:18
pela proporção que temos do universo , acho que coincidências existem , e evidentemente as proporçoes q nao dao certo sao descartadas .... essa proporçao deveria abranger tudo e nao ser algo especifico a certas coisas ....
ainda estou a estudar essa possibilidade ... mas o phi eh facinante


Comentar post